A Verdadeira Teologia

Venhamos a crer que atualmente se levantam muitos falsos profetas, os quais em suas pregações de prosperidade, muitas das vezes tentando destorcer a palavra de Deus acaba nos tirando do verdadeiro foco -> a biblia a Palavra Revelada, neste blog quero dar um suporte aos que buscam aprender algo mais da palavra de Deus. compreendendo naquilo que lhe falta entender. Espero que gostem!


Meditem: 2 Timotio (2.15) Que diz: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade".

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Atos 16:1-5; I Timóteo 1:1 e 2; II Timóteo 1:1-10
Versículo para memorização - I Timóteo 6:10
Timóteo é um homem com o qual muitos estudiosos da Bíblia sentem-se muito familiarizados, não por causa do que ele diz, mas por causa do que é dito sobre ele. Timóteo foi meio judeu e meio gentio. Sua mãe, Eunice, era judia, mas seu pai era grego (gentio).
Na vida de Timóteo, podemos ver a importância de criar os filhos nos caminhos de Deus. Quando Paulo falou sobre a fé não fingida de Timóteo, disse que ela estava primeiramente em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice. Se você questionar o valor de uma mulher freqüentar os cultos sem seu marido, lembre-se de que a fé não fingida de Timóteo foi uma conseqüência imediata da fé não fingida de sua avó Lóide e de sua mãe Eunice.
Timóteo, mesmo tendo pouca idade quando Paulo interessou-se por ele, teve um bom testemunho dentre o povo de Listra e Icônio, na região em que foi criado. Paulo o escolheu como ministro e companheiro de viagem. Em várias ocasiões ele é mencionado como parte do grupo viajante de Paulo. Em muitos momentos, ele é registrado como um companheiro trabalhador de Silas. Paulo também refere-se a ele como seu irmão e como seu próprio filho no Senhor.
Timóteo tinha um problema natural, que era sua juventude. Não sabemos a idade dele, mas sabemos que tinha idade suficiente para que Paulo escolhesse usá-lo, e, suficientemente jovem, para que Paulo o advertisse sobre sua juventude: ?Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis? (I Timóteo 4:12). Paulo não está, como alguns pensam, aconselhando Timóteo a se exaltar, mas, antes, está prevenindo-o a fugir das luxúrias da juventude, que certamente levariam os homens a rebaixar seu ministério. Está dizendo a Timóteo para ser maduro em Deus a despeito do fato de seus anos serem poucos, assim, aquele povo o seguiria como um ministro maduro, em vez de diminuí-lo como um jovem impulsivo.
Timóteo foi deixado em Éfeso para estabelecer a igreja na sã doutrina (I Timóteo 1:3). Podemos muito bem concluir, a partir de Apocalipse 2:1-3, que ele fez um trabalho admirável.
Perguntas - TIMÓTEO
1. Timóteo é bem conhecido pelo que disse ou pelo que é dito sobre ele?
2. Qual era a nacionalidade de sua mãe?
3. Qual era a nacionalidade de seu pai?
4. Qual era o nome de sua mãe?
5. Qual era o nome de sua avó?
6. Que bom testemunho temos deles?
7. Qual deles foi primeiro na fé?
8. Paulo indicou que influenciaram Timóteo?
9. Em quais cidades Timóteo era conhecido?
10. Possuía boa reputação lá?
11. De quem foi a idéia para que Timóteo acompanhasse o grupo de Paulo?
12. Qual característica de Timóteo era um problema em potencial?
13. Em qual cidade Timóteo foi deixado para ministrar?
14. Paulo disse a Timóteo para exigir respeito do povo?
15. Paulo aconselhou-o a obter o respeito deles por quais meios?
16. Timóteo foi instruído a fugir de qual característica da juventude?
17. Timóteo conheceu Silas pessoalmente?
18. Conheceu Lucas pessoalmente?
19. Temos alguma mensagem registrada ou alguma carta de Timóteo?
20. Ele permaneceu fiel a Paulo até a morte de Paulo?
Autor: Pr Forrest Keener
Tradução: Albano Dalla Pria
Revisão: Joy Ellaina Gardner
Edição: Calvin Gardner
Fonte: www.palavraprudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário